Wednesday, April 11, 2007

Carta as meus amigos


Carta as meus amigos
“Amiga é coisa pra se guardar, ·debaixo de sete chaves...”.
Desde a época que eu era heterozinho (ou seja, não era assumido pra mim mesmo), que eu sempre usei uma frase pra definir todo o lance de namoros e amizades: Eu nunca vou terminar uma amizade por causa de mulher. Pois namoros vêm e vão – e amizades são pra sempre. .
Pelo menos em teoria. E eu era jovem, acreditava na teoria... Até começar a ver amizades de anos ruírem como que por encanto. E exatamente pelo motivo acima – só que a causa foi homem, não mulher. Ou coisas mais fúteis ainda.
Por isso que estou escrevendo aos meus amigos hoje. Escrevo aos amigos antigos e aos novos; aos próximos e aos mais distantes; aos que dormiram em casa sábado e aos que me acolheram no reveillon de 2000; aos amigos de infância, de colégio, de faculdade, da rua, do prédio, de RPG, da internet...
Como vão vocês? Eu estou bem. .
Andei refletindo muito esse lance todo de amizade nas últimas semanas. E umas das coisas que eu aprendi, a principal delas, aliás, foi algo que já vinha sido dito e comentado e discutido há algum tempo – mas que só agora eu percebi o quanto é verdade.
É muito difícil manter uma amizade com alguém cuja única afinidade com você é o fato de serem ambos gays. Entendem? É a velha questão das comunidades gays da internet: Aquele bando de gente entra num Chat, ou numa sala de mIRC porque é gay – mas os gostos e atitudes perante a vida variam absurdo! E a homossexualidade, claro, não segura sozinha uma amizade entre pessoas tão diferentes, com pensamentos tão diferentes, conceitos e preconceitos tão diversos... E de repente você conhece melhor uma pessoa da NET, pessoalmente até, e descobre que ele não curte as músicas que você gosta que você odeie o jeito preconceituoso com que ele fala dos gays mais afeminados e que, na verdade, você não tem muito em comum.
Mas você já ta amigo do cara, vocês teclam há anos – e agora?
Não dá pra ir empurrando com a barriga não – uma hora essas coisas vão se acumulando e acabam vindo à tona da maneira mais desagradável possível. E não ache que você vai conseguir mudar o seu amigo, o fazer enxergar o ‘lado certo’ das coisas – porque esse lado mesmo é relativo, né? E essas coisas, de personalidade, eu sinceramente nunca vi alguém mudar...
Mas essa carta não é pra ser uma carta down, não senhores! Eu podia chegar agora e recomendar que todos vocês procurassem conhecer melhor os seus amigos e tentassem fazer amizade apenas com pessoas que seguem o seu pensamento, o seu estilo de vida – mas não. Na verdade, essa carta reflete uma parada que percebi ao observar o povo à minha volta: o quanto os jovens lutam pra ficar juntos, apesar de todas as dificuldades. Você vê roqueiro conversando com clubbers, manos e boyzinhos, teens e caras mais velhos, todos com nada em comum a não ser o fato de serem gays – e todos passando por cima dos mais diversos atritos, apenas para se manter como grupo, como amigos.
E isso é bonito demais. :)
Então essa é uma carta a todos os meus amigos – mas principalmente àqueles que acabaram ficando pelo caminho, por um motivo fútil ou outro. Pois eu considero todos que tocaram a minha vida, meus amigos. E eu terminaria o ano bem mais tranqüilo comigo mesmo se passássemos por cima desses atritos nós também. .
Tudo bem, você pode estar putérrimo ainda, é um direito seu, e de repente a distância pode ter feito com que percebêssemos que não éramos tão dependentes assim um do outro – tipo, cada um foi tocar a sua vida e sobrevivemos, não foi?
Mas ainda assim, eu lembro da minha formatura da 8a. série, quando eu chorei ouvindo “Canção da América”, e de como o sentimento da Amizade criou raízes dentro de mim desde então. E eu não quero agora virar a costa a isso agora. Eu vou lutar pelos meus amigos, pelas minhas amizades - todas elas. .
E, bem, é o que eu tinha a dizer.
Esteja com seus amigos sempre e abrace-os forte, como quem deixa bem claro que você não vai deixar que eles escapem facilmente. .
Que não vai deixar que eles voem. .
Pois, como disse Milton Nascimento:

Amigo é coisa pra se guardar, debaixo de sete chaves, dentro do coração, assim falava a canção, que na América ouvi.
Mas quem cantava chorou, ao ver seu amigo partir, Mas quem ficou, no pensamento voou, com seu canto que o outro lembrou. E quem voou, no pensamento ficou, com a lembrança que o outro cantou.
Amigo é coisa pra se guardar, no lado esquerdo do peito,
mesmo que o tempo e a distância, digam não, mesmo esquecendo a canção.
O que importa é ouvir, a voz que vem do coração. Pois seja o que vier, venha o que vier, qualquer dia, amigo, eu volto a te encontrar. Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.
Seja o que vier, venha o que vier, Qualquer dia, amigo, eu volto, a te encontrar, Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar

No comments: