Sunday, April 09, 2006

Sou Bi - E daí?

Sou Bi - E daí?
Pra começar eu vou me apresentar... meu nome por aqui é AST ,tenho 31 anos e não estou aqui por acaso... vim explicar pra vocês como é que um jovem bissexual sobrevive... Pode soar meio dramático, mas é tudo muito divertido. Não vai adiantar eu chegar falando, é melhor eu explicar como tudo aconteceu e depois entramos em detalhes...
Até os 13 anos eu era hetero convicto e achava que ia ser assim para toda a eternidade. Não imaginava o quanto estava enganado. Afinal, sempre tinha gostado de meninas, brincava junto com os garotos, fazia tudo o que um garotinho hetero faz... comentava delas no intervalo na escola, dei a primeira "ficada"... até que um belo dia, aos 14 anos de idade (já fazia um certo tempo que não tinha interesse em ninguém) eu estava na aula de educação física (na qual eu só fazia presença espiritual, porque nunca fui de jogar nada...), eu reparei de um modo diferente nos "quadradinhos" abdominais de um amigo de classe.
Foi muito estranho pra mim. Não era inveja, não era curiosidade, não era hábito, nem indiferença... era interesse, talvez desejo (mas acho que desejo é uma palavra meio forte para aquela situação). Passou uma semana e lá estava eu novamente na aula de educação física... já tinha até esquecido do ocorrido na semana passada. foi quando ele veio correndo sem camisa e eu dei "aquela" olhada de novo, mas dessa vez já não me sentia tão estranho. Foi quando uma série de neuras começaram a rondar minha cabeça (será que eu sou gay? será que eu "virei" gay? será que é só uma fase? vai ser assim pra sempre?...) e eu fiz o melhor que uma pessoa pode fazer nesse caso: não dei atenção à elas.
Assim passaram uns dois meses eu eu já não tinha interesse por garotas, só por garotos. Já tinha quase certeza de que era homossexual, quando comecei aos poucos a recuperar o interesse por garotas (mas sem deixar os minos de lado...). Ainda nos 14 anos, no final da oitava série, tudo estava mais estabilizado e eu podia dizer seguramente que gostava das duas coisas. E quando pensava ter encontrado a solução, tinha achado sim um grande problema... "o que é ser bissexual?"
Passei um tempo me escondendo, fazendo todo mundo pensar que eu era hetero (e ainda é assim hoje em dia) porque não tinha noção do que é "ser diferente num mundo de pessoas normais" (é assim que eles dizem, né...). Até um dia em que eu estava tão seguro de mim que decidi: "vou contar pra alguém!", e ninguém mais indicado que uma amiga minha e parente, que mais tarde descobri que também era bissexual e hoje em dia nos damos muito melhor do que antes. Mais tarde chegou uma vez de uma outra amiga, e com o tempo eu vou revelando pras pessoas em que confio... Por mim eu falava pra todo mundo, mas o problema é se chegar "em casa"... então só conto pros que eu tenho cinfiança mesmo...
Pra quem é homo pode parecer fácil ser bisssexual, mas eu acho até mais difícil... já ouvi muitos comentários de tabela, que diziam coisas absurdas sobre nós... "Eu beijaria um gay, mas não beijaria um gilete, pq dá mó nojo" é uma frase comum de se escutar de algumas garotas... "Aquela mulher falava tanto que fulano bebia, que agora tem um filho bissexual, nem bixa é..." (esse em particular foi o que mais deu vontade de matar a nobre senhora....). Só lembrando que nenhum desses comentários foram dirijidos à mim, mas eu entendi como se fossem, pois são generalizantes... (e eu nem sei se essa plalavra existe...).
Assim como ocorre com os homossexuais, os bissexuais são taxados como monstros, tarados, pedófilos e outras barbaridades que eu já escutei. O a pior de todas é quando falam que o nosso "problema" é falta de mulher, ou então que somos homossexuais mal-resolvidos... isso dá muita raiva, porque não é verdade, mas existe um motivo pra que acreditem nisso... muitos homossexuais afirmam ser "bi" pra não ter que assumir sua homossexualidade... é uma maneira de amenizar o auto-preconceito, mas eles não sabem que com isso colocam nossa palavra em dúvida (ou sebem e não estão nem aí).
As vezes me perguntam se eu gosto mais de home e ou de mulher. No meu caso, eu gosto igualmente de ambos, mas não sei como é com outros bissexuais. Na verdade eu acho que há mais variedade entre o "bi" do que entre os "heteros" e "homos", não existe bem uma "regra padrão" ou "sinais característicos"... Um dos pontos negativos é que é difícil um(a) hetero ir ficar com um(a) bi porque geralmente tem nojo, e também não é tao fácil que um(a) homo o faça, pois se sente inseguro(a) e com medo de ser trocado por um(a) hetero.
Talvez alguns de vocês se perguntem porque, afinal, eu estou dizendo tudo isso... é simples. EU não sou homossexual, mas também luto por essa causa, pois somos todos iguais e sofremos os mesmo preconceitos. Eu não vejo motivos pra haver discriminação em nenhum dos casos e fico muito nervoso quando isso ocorre de um pra outro, seja na ordem que for. O intuito desse texto também é mostrar que, assim como os hetero e os homo, os bi também levam uma vida normal... conhecem pessoas, se divertem, mas não tem necessariamente uma separaçao do que é home e oque é mulher... eu pelo menos olho mais pro que tem dentro. Pra um bi, seu sexo não vai definir o quão bonito você pode ser (fisica ou interiomente).
Só tenho esperança de que um dia, as futuras gerações possam sair de seus armários tranqüilamente ou, melhor ainda, nem entrar neles...
E só pra falar um pouco ais da minha vidinha... eu tenho uma quantidade quase igual de amigOs e amigAs, não me preocupo se o meu visual está machão ou está gay... e sei fazer os dois estlos (e isso é muito útil...hehehe), tenho a vantagem de poder conversar sobre assuntos "de meninos" e "de meninas" sem me constrangir e o melhor de tudo... não tenho preconceito nenhum (e hoje posso afirmar isso com a maior certeza do mundo).
Já deu pra sacar como vive um jovem bi? Mais ou menos, né? Se entendeu um pouquinho já basta... o que importa não é saber separar, mas sim saber se unir.
"100% Be Happy" pra todos vcs, e... Tchauy! Não deixe de comentar.

7 comments:

Anonymous said...

Nossa, até que vc descobriu rápido que é bi (um ano?). Parece muito mais difícil do que vc contou. Eu não tenho tanta esperança assim. Vc acha que é indispensável o acompanhamento por um psicólogo nesses casos?

ABRA SUA MENTE PARA O MUNDO! said...

resposta
não .
A confusao entre saber e nao saber é comum um dia vc se decide e pronto
so que vc deve ter cuidado para perder o respeito das pessoas

Henrique The Times said...

Eu goste muito do texto,sou bi tambem e só amigos virtuais sabem,mas li isso porque busquei no google como contar que sou bi,então deu pra sacar né,eu tbm sou bi.

Anonymous said...

muito bom o texto... eu tb sou bi... mas não sou assumido e nunca serei... prefiro assim... não que eu tenha vergonha disso, muito pelo contrário... só acho que é uma coisa intima e pessoal e eu não preciso sair contando isso para todos... é a primeira vez que entro em seu blog... parabéns e abraço a todos

Anonymous said...

Sou bi tbm e penso igual a vc, e é muito difícil essas neuras ainda mais pq eu estou na fase de aceitar isso.e intender o que realmente e ser bi... o que não é nada fácil para min, tenho certeza que sou bi, mais as vezes eu me pergunto pq eu tenho q gostar de duas coisas ao mesmo tempo, pq me fizeram assim? mas vou aceitando. e o seu texto me ajudou muito, pq e o que aconteceu comigo, é praticamente igual

Brian said...

obrigado, voce me ajudou muito,
eu também sou bi, ainda estou me descobrindo, e tentando me acostumar com esta condição, portanto tambem nao assumi isso a ninguem, porém isto é tudo muito confuzo para mim.

Anonymous said...

tbm sou bi e estou a namorar uma rapariga, todos os meus amios virtuais sabem, o problema é a minha famila, nao sei como contar.. como contar que sou bi??